Início Dicas Wordpress Plugins WordPress – O que são e como funcionam

Plugins WordPress – O que são e como funcionam

25
0
COMPARTILHE
Plugins Wordpress

Plugins WordPress

Muitas vezes iniciantes perguntam o que são os “plugins” do wordpress e como eles funcionam? Plugins são partes essenciais do mundo wordpress  e são essenciais para criar websites usando o WordPress. Nesse tutorial para iniciantes lhe explicaremos o que são plugins wordpress e como eles funcionam.

O que são plugins wordpress?

Plugins wordpress são aplicativos que permitem adicionar novas funcionalidades ao seu site wordpress do mesmo modo que aplicativos fazem para seu smartphone .

Existem mais de 48.000  plugins gratuitos no diretório do wordpress.org e milhares disponíveis em sites terceiros como por exemplo Github.

Alem disso existem milhares de plugins pagos que são vendidos por desenvolvedores individuais como por exemplo codecanyon.

Em 2003 wordpress começou como uma ferramenta simples para começar um blog. Durante os anos ele evoluiu para um poderoso sistema de manusear conteúdos e framework, devido primariamente a gigantesca extensão de plugins.

O que os plugins wordpress podem fazer ?

Plugins wordpress são pequenos apps que integram e rodam no software wordpress. Isso permite você criar quase qualquer tipo de website com wordpress (não apenas blogs).

  • Por exemplo você pode:
  • Criar uma loja online usando o woocomerce
  • Criar um classificado de empregos usando o plugin job manager
  • Construir um diretório de negócios com os melhores plugins de diretórios de negocio wordpress
  • Construir um site de cupons como RetailMeNot
  • Construir seu site de fotografia com o plugin Envira Galleries
  • Criar uma wikia usando o plugin knowledge base
  • Começar seu próprio podcast usando o wordpress

 

A um famoso ditado na comunidade WordPress: “Tem um plugin para isto“.

Não importa o que você queira fazer no seu site WordPress. Tudo é possível se é algo que não esta disponível por padrão no wordpress há um plugin para isto.

Há  plugins para melhorar o SEO, a melhorar performance do site, adicionar formulários de contato, botões de media social, criar galerias, e muito mais..

Plugins podem ser pequenos e oferecer apenas uma pequena funcionalidade como por exemplo adicionar uma imagem na barra lateral.

Ou eles podem ser relativamente grandes e agir como as plataformas próprias exemplo (plugins de e-commerce ou plugins de associação).

Alguns plugins podem ser tão complexos que possuem add-ons plugins para estende-los assim como os plugins estendem o wordpress

Como os plugins wordpress funcionam

O WordPress é escrito do uma maneira que outros desenvolvedores podem adicionar seu próprio código a ele. A API de plugins do WordPress oferece uma série de ancoras e filtros que permitem desenvolvedores modificar funcionalidades existentes do wordpress ou adicionar novas.

O WordPress também permite que os desenvolvedores armazenem data no banco de dados wp .Plugins podem usar tipos de conteúdo (content types), taxonomias (taxonomies) e campos personalizados (custom fields) que permite aos usuários  adicionar diferentes tipos de conteúdos não apenas posts e paginas.

Todos plugins wordpress instalados em seu site são registrados no seu banco de dados wordpress você pode ativa-los e desativa-los qualquer hora que você queira.

Plugin WordPress

Em cada visita o wordpress conecta-se ao banco de dados e le o seu “core” principal e depois lê os seus plugins ativos e todo código e processado no servidor para somente então somente depois enviado ao navegador do usuário.

Como achar os plugins wordpress e instalá-los

Você pode achar plugins wordpress gratuitos através do wordpress.org ou direto na aba de plugins do wordpress.

Simplesmente vá para plugins>>adicionar novo e procure pelo nome do plugin ou funcionalidade que você quer procurar.

Como adicionar Plugin no WordPress

O Wordpess vai procurar o diretório de plugins e mostrar os plugins em uma lista você precisa ver essa lista e clicar em instalar agora:

Instalando Plugin WordPress

 

Todavia resultados de busca dentro do wordpress nem sempre são de grande ajuda pois apenas mostra os plugins gratuitos.

Uma outra abordagem e comprar e baixar plugins pagos de outros sites como o codecanyon.net e fazer o upload deles manualmente em:

>>plugins>>adicionar novo fazer upload do plugin que você baixou.

Upload Plugin WordPress

Depois e so clicar em instalar agora e ativar o plugin. Viu só como é fácil?

Mas se você quer se tornar um mestre do WordPress, recomento o curso Otimize WordPress, ele custa somente R$99,00 e lhe trará um aprendizado incrível.
Se você tiver qualquer dúvida pode deixar nos comentários que terei prazer em responder.

Precisando criar um site wordpress?

Receba um infográfico com

8 dicas exclusivas

Werner Stumpf

DEIXE UMA RESPOSTA