Início Dicas Wordpress Como mudar um site WordPress de http para https

Como mudar um site WordPress de http para https

12
0
COMPARTILHE
como mudar um site wordpress de http para https
como mudar um site wordpress de http para https

Como mudar um site WordPress de http para https

Hoje vou te mostrar como mudar um site wordpress de http para https. Usarei como exemplo www.dominio.com.br mas poderia ser qualquer outro domínio com ou sem o www.

Se você seguir estes passos de forma correta, não será necessário o uso de algum plugin para que o seu website rode em https.

1) Teste o certificado

Depois de instalado o certificado no servidor, você deve testa-lo para saber que o próprio está funcionando corretamente sem avisos no navegador.

Para isto basta abrir uma pagina com o protocolo https como por exemplo a pagina wp-admin.

Ex “www.dominio.com.br/wp-admin” caso o wordpress esteja em uma pasta diferente ficaria assim www.dominio.com.br/pastadiferente/wp-admin mas você provavelmente já sabe disso.

Se não houver avisos chatos e estiver aparecendo seguro em verde com o cadeadinho devemos ir ao passo seguinte.

Alterar o url na base de dados wordpress

2) Alterar o url na base do wordpress

Este é o ponto mais importante e nem por isso o mais complicado. É bem simples na verdade, mas um cuidado especial que você deve tomar aqui é fazer um backup do seu site, dessa forma se acontecer qualquer erro você estará seguro, e dessa forma saberá Como mudar um site WordPress de http para https sem maiores dores de cabeça.

Você vai perceber que mudar de http para https não é muito diferente de alterar o url quando movemos um site wordpress de um endereço temporário para o permanente com o 301 por exemplo.

Você baixou a base de dados do seu WordPress e está prestes a fazer um “search and replace” no banco de dados com seu editor favorito? Pare com isso por favor… “a mas eu já fiz assim e ocorreu tudo bem” famosas ultimas palavras…

O WordPress, os seus plugins e temas bem como outros sistemas de gestão de conteúdos (CMS) utilizam a base de dados por vezes para guardar em “array” ou objetos serializados (transformados numa string). Se fizer um search and replace nesses dados, o mais provável é que se perca essa informação.

Existem diversas formas de fazer search and replace corretamente. Mas como esse post se designa a todo tipo de usuários inclusive iniciantes no WordPress vou mostrar o método mais simples.

Observação: Você deve ver se no wp-config.php não existem declarações semelhantes a:

define(‘WP_HOME’,’http://…’);
define(‘WP_SITEURL’,’http://…’);

Agora vamos a alguns passos simples:

  1. Instalar o plugin “Better Search Replace”;
  2. Ir a Ferramentas – Better Search Replace e preencher o formulário corretamente (sem barra no final dos URLs) e marcando a opção “Run as dry Run?”;
  3. Se tudo correr bem,  serão reencaminhados para o ecrã de login, já que o URL do site foi entretanto alterado e a sessão deixou de ser válida (isso acontece por que foi movido para https);

Mixed content (conteúdo misturado)

Teoricamente, nesta fase, o site deverá estar funcionandoem https, mas poderão existir plugins ou temas que não usem as melhores práticas de programação e sejam apresentados erros de “mixed content” ao navegar no site.

Caso existam erros deste tipo, é necessário analisar o código fonte (HTML) da página em questão, procurar por http:// e tentar resolver caso a caso (fora do âmbito deste guia).

Exemplos de casos em que poderá ser necessária intervenção externa:

  • Plugins que carregam incorretamente recursos em http;
  • Sistemas de publicidade que não estejam a ser carregados, ou não suportem https;
  • Widgets com conteúdos de terceiros;
  • Conteúdos embedados;

Redirecionamentos 301

Agora que já temos o website funcionando devidamente no SSL, temos que garantir que a navegação no mesmo é sempre efetuada desta forma. Além disso é necessário “informar” os motores de busca de que o nosso URL mudou.

Para isso basta adicionar a seguinte regra no .htaccess, caso utilize o Apache:

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTPS} off
RewriteRule (.*) https://%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [R=301,L]

Se você não utiliza o Apache, peça ajuda ao seu fornecedor da hospedagem para criação desta regra de redirecionamento..

Tambem deve-se ter certeza de que não há mixed content…

Mas se você quer se tornar um mestre do WordPress, recomento o curso Otimize WordPress, ele custa somente R$99,00 e lhe trará um aprendizado incrível.

O que achou do nosso artigo como mudar um site wordpress de http para https? Deixe suas duvidas e opiniões nos comentarios.

Precisando criar um site wordpress?

Receba um infográfico com

8 dicas exclusivas

Werner Stumpf

DEIXE UMA RESPOSTA