Início Dicas Wordpress Mudar o Tema WordPress – 14 Cuidados Importantes

Mudar o Tema WordPress – 14 Cuidados Importantes

134
0
COMPARTILHE
Mudar o Tema Wordpress
Mudar o Tema Wordpress

Mudar o Tema WordPress

Se você já usa wordpress a algum tempo provavelmente já teve que Mudar o Tema WordPress no mínimo 1 ou duas vezes na sua vida. Caso ainda não, melhor. A beleza do WordPress é que ele torna muito fácil para os usuários mudarem de tema! É literalmente, apenas fazer alguns cliques. Mas mudar de temas é muito mais do que simplesmente clicar em ativar (activate se seu wordpress estiver em inglês). Nesse artigo faremos uma lista de coisas que você precisa fazer antes de mudar de tema WordPress, esses passos são críticos para averiguar-se que a transação vai ocorrer sem nenhum problema caso contrario você pode perder elementos que não queria perder.

1) Tome notas no seu tema atual

Mudar o Tema WordPress

Muitos usuários WordPress procuram na internet solução para seus problemas. Muitas vezes acham a solução em trechos de código e adicionam ao function.php. Como estas soluções foram feitas apenas uma vez as pessoas tendem a não lembrar delas, então vá no seu arquivo de tema atual e comente todo código adicional.  Você também deve checar o tempo de carregamento (o tempo de carregamento também é muito importante para o seu SEO) do seu tema atual pois deste modo pode comparar ambos .

2) Cuidado com barras laterais

Você precisa ter certeza que seu tema estra preparado para widgets ou plugins específicos como o Visual Composer! As barras laterais são de fácil customização então muitos usuários costumam a customiza-las. Com minha experiência, pude notar que as barras laterais provavelmente são a área mais customizada da maioria dos sites WordPress.

As pessoas fazem dezenas de mudanças, tais como adicionar textos imagens links anúncios e outros widgets. Se você está usando um tema que permite customização de widgets e muda para um que  não permite, você vai perder todas as mudanças da barra lateral de widgets mas casa mude para outro tema que permite widgets! E isto não e um problema.

Qualquer coisa que você mudar no arquivo sidebar.php do seu tema antigo, será sobrescrito então tenha certeza de adicionar esse mesmo código no sidebar.php.

3) Não perca o Google analytics

A maioria dos bloggers usam algum tipo de analise seja Google Analytics ou algum outro serviço. Muitos de nós não usam plugins para adicionar simples códigos de rastreamento. Até por que é muito fácil fazer uma modificação manual no arquivo footer.php. Algumas pessoas tem algum lugar para botar Adsense no site. Qualquer que seja o seu caso, lembre-se de copiar e colar o código no seu novo tema. Este é um erro muito comum pelos usuários por ser simples.

4) Backup Mudar o Tema WordPress

Você nunca tem nada a perder ao criar um arquivo de backup. Como método de precaução você deve fazer um backup de todos os arquivos do tema, plugins e base de dados. Mesmo que nada ocorra você nunca estará seguro de mais. Fazer o backup é muito simples e você pode usar o plugin updraftplus para criar um backup para você (é um plugin gratuito).

5) Modo de manutenção

Você provavelmente não quer que seus usuários vejam o seu site enquanto você esta fazendo a mudança. É melhor ativar o modo de manutenção por 15 a 20 minutos até que você tenha certeza de que tudo esta funcionando perfeitamente.

 

6) Testar todas funcionalidades e plugins

Assim que seu novo tema estiver ativo, você precisa ter certeza de que todas as funcionalidades e plugins ainda funcionam. Lembra-se das notas que você tirou no passo 1? É aqui que elas vêm a calhar. Volte e adicione todas as funcionalidades que você quer adicionar do tema antigo se ainda não o fez. Teste todas as funcionalidades como, por exemplo, paginas de post simples, busca, 404, contato etc… confira também se todos widgets estão nos seus devidos locais e se estão funcionando. Também nos plugins você quer ter certeza que a formatação ainda e a mesma . Muitos plugins utilizam seus estilos existentes para mostrar sua aparência (CSS personalizado), então você quer ter certeza de que a aparência deles no novo tema ainda é agradável.

7) Funcionalidade em múltiplos navegadores

Mudar o Tema WordPress
Mudar o Tema WordPress

Teste seu site em todos os navegadores que você tiver acesso. Os navegadores tem tendência a ler as coisas de formas diferentes (principalmente o Internet Explorer (ou o Edge disfarçado).Você quer ter certeza que seu site possui uma boa aparência nos navegadores mais usados. Alguns temas de boa aparência tendem a “quebrar”, o vulgo “bugar” em vários navegadores. Então se uma boa parte de sua audiência esta usando IE/Edge você precisa ter certeza que seu conteúdo esta acessível a eles.

8) Cuide com itens de terceiros

Ao Mudar o Tema WordPress se você esta usando google adense ou algum plugin de outra companhia que permite formatação eles merecem um cuidado especial. Podem ter sido desconfigurados durante a migração do tema.

Por exemplo, se seu site anterior era laranja então voce tinha links laranjas para o adense .Mas se o seu novo site é azul voce pode levar isso em consideração. O mesmo vale para widgets de twiter facebook etc… ajuste-os de acordo com seu tema se você vai de um tema claro para um tema escuro ou vice-versa. Você precisa fazer estas mudanças ao Mudar o Tema WordPress.

9) Faça com que os usuários saibam

  • Tire o modo de manutenção e escreva um post rápido para que os usuários saibam do novo tema!

Lembre-se que você levou so 15-20 minutos editando, e de forma alguma você captou todos os bugs! Fazendo com que os usuários saibam, você pode ser alertado dos bugs existentes com a ajuda de sua audiência. Muitos desenvolvedores pedem no twitter, facebook e outras redes sociais, para os usuários visitarem a nova pagina como forma de testar a pagina para possíveis bugs, e pedir se o site fica bom no navegador se que eles estão usando. Se eles disserem que sim, então está ótimo! Caso eles digam que não, peça para eles tirarem um printscreen do possível bug e envia-la para você .Se você conseguir resolver ótimo. Caso não consiga peça gentilmente para o desenvolvedor arruma-lo (esta é uma das vantagens de temas premium). Lembre-se a menos que seja um tema pago, os desenvolvedores não possuem obrigação de concerta-lo para você gratuitamente. As pessoas usam todo tipo de navegadores,resoluções de tela etc… Então a opinião deles é importante

10) podando plugins

Os temas atuais tem vindo carregados com muitas funcionalidades. Por exemplo se você esta usando algum tema que possua breadcrumbs (ferramenta de SEO) você pode deletar seu plugin de breadcrumbs.  O conceito é simples livre-se, das coisas que você não precisa mais com certas exceções.

Por exemplo, muitos temas vem com diversas configurações para melhorar o SEO mas nós preferimos usar um plugin muito mais poderoso chamado YOAS SEO PREMIUM, então tome suas decisões com cautela ao Mudar o Tema WordPress.

Mudar o Tema WordPress11) Use passos de bebe quando estiver mudando

Você está lidando com um novo tema aqui, então é melhor que você faça suas mudanças com cuidado. Mude elementos pequenos para ter certeza que o tema funciona corretamente em todos os navegadores. Quando estiver suficientemente confortável é que você começará a fazer mudanças drásticas. É importante entender a estrutura e as semânticas do novo tema antes de fazer mudanças radicais, isto fará com que você detecte os problemas neste exato momento.

12) teste o tempo de carregamento

Pegue o tempo de carregamento de seu tema antigo que você pegou no passo 1 e compare com o tempo do novo tema que você instalou e compare ambos. Este é um fator importante ao Mudar o Tema WordPress pois influencia diretamente no SEO.

13) Monitore a taxa de rejeição

Depois de mudar de tema , você quer ter certeza que está monitorando as taxas de rejeição. Alguns temas são mais amigáveis que outros quando se fala sobre navegar entre as paginas de seu site. Se a taxa de rejeição aumentou comparado ao tema anterior, você deveria dar uma olhada e trabalhar para arrumar isto. Adicione widgets de posts relacionados, posts populares ou simplesmente tenha um call to action melhor para novos leitores.

14) Ouça seus leitores e melhore

Quando um novo design aparece, usuários sempre possuem sugestões. Eles podem amar uma funcionalidade especifica ou odiá-la. Comunique-se com seus usuários usando questões como por exemplo as votações do facebook. Veja o que eles querem que melhore e então faça-o.

Mas se você quer se tornar um mestre do WordPress, recomento o curso Otimize WordPress, ele custa somente R$99,00 e lhe trará um aprendizado incrível.

E então, preparado para Mudar o Tema WordPress do seu site? Se tiver qualquer dúvidas no processo, deixe nos comentários que ficarei contente em lhe ajudar. E não esqueça de curtir e compartilhar este post para ajudar o site a crescer.

Precisando criar um site wordpress?

Receba um infográfico com

8 dicas exclusivas

Werner Stumpf

DEIXE UMA RESPOSTA